MAKARIOS
a chave para felicidade

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mateus 5:3).

Pergunte a qualquer pai ou mãe: “O que você mais deseja para seus filhos?” A resposta mais comum, de longe: “Eu só quero que eles sejam felizes.”

Não são apenas os pais. A felicidade é o objetivo universal da humanidade. O filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662) declarou: “Todos os homens buscam a felicidade. Sem exceção. Quaisquer que sejam os diferentes meios que empreguem, todos tendem a esse fim. A causa de alguns irem à guerra e de outros evitá-la é o mesmo desejo em ambos, acompanhado de visões diferentes. A vontade nunca dá o menor passo além desse objetivo. Este é o motivo de cada ação de cada homem, mesmo daqueles que se enforcam”.

Obviamente, as pessoas têm ideias diferentes sobre o melhor caminho para a felicidade. Pessoalmente, nunca me senti atraído por uma forca!

A chave para a felicidade não está em sexo, entretenimento, dinheiro ou notoriedade. Está ligado a uma palavra que Jesus usou em uma colina na Galileia, no início do sermão mais famoso da história.

Bem-aventurados os pobres de espírito… Bem-aventurados os que choram… Bem-aventurados os mansos…

A palavra traduzida como bem-aventurados aqui é a palavra grega makarios, a palavra mais próxima do nosso português, feliz. De fato, muitas traduções da Bíblia usam a palavra feliz em Mateus 5. Felizes os pobres de espírito… Felizes os que choram… Felizes os que têm fome e sede… Felizes os que são perseguidos…

Essa tradução destaca o impacto chocante que as declarações de Cristo causaram em seus ouvintes. Você diria que o melhor caminho para a felicidade é ser pobre, sofrer, passar fome e ser perseguido?

Claro que não! Acreditamos exatamente no oposto. E esses pronunciamentos eram igualmente contraintuitivos para o público do primeiro século.

Como Jesus poderia afirmar que essas eram as pessoas que detinham a chave para a felicidade?

Para entender sua mensagem, precisamos analisar mais de perto makarios.

Makarios era uma palavra grega comum, que aparece 50 vezes no Novo Testamento. Podemos traduzi-la como “feliz”, desde que reconheçamos que significa mais do que apenas uma sensação de bem-estar ou um bom humor passageiro. Essa palavra descreve uma pessoa que desfruta de algum tipo de privilégio especial, uma posição desejável que reconhecemos como um bom motivo para sentimentos de felicidade. Alguns a traduzem como “privilegiado, afortunado”.

“Abençoado” também é uma boa tradução, desde que você não a visualize como um padre aspergindo água benta e entoando uma oração formal: “Deus Abençoe você, meu filho”. Não, makarios é muito mais pé no chão, muito mais poderoso.

Observe a maneira como alguém usa makarios e você verá o que essa pessoa acredita sobre a chave para a felicidade.

Os antigos gregos descreviam seus deuses como makarios, pois eles circulavam pelo Monte Olimpo, desfrutando de todos os privilégios do poder divino. A palavra também era usada para descrever os ricos, que viviam livres das preocupações e preocupações habituais da vida.

Na visão grega, você seria feliz se tivesse posses, um parceiro para o casamento, celibato, entendimento intelectual, fama, filhos, morte (com sua libertação dos problemas da vida) ou iniciação em uma sociedade secreta.

A Bíblia, no entanto, apresenta uma receita drasticamente diferente. Considere as coisas que tornam uma pessoa feliz (makarios) no Novo Testamento:

Ocasionalmente, makarios se refere a um bom resultado em questões práticas. Em julgamento perante o rei Agripa, Paulo declarou que era “afortunado” por defender seu caso diante de alguém que entendia os costumes judaicos (Atos 26:2).

Na maioria das vezes, uma pessoa é abençoada (makarios) por causa dos benefícios espirituais originados em Deus. O Novo Testamento está repleto de versículos que começam com: “Bem-aventurado é _ … 13:17; Romanos 14:22; Tiago 1:25; Apocalipse 1:3; 22:7).

Bem-aventurado aquele que crê em Deus (Lucas 1:45; 7:23; João 20:29).

Bem-aventurado aquele que recebe a verdade revelada por Deus (Mateus 13:16; 16:17; Lucas 10:23).

Bem-aventurado aquele que permanece fiel esperando a volta do Senhor (Mateus 24:46; Lucas 12:37-38; Apocalipse 16:15).

Bem-aventurado aquele que serve aos outros (Lucas 14:14; Atos 20:35).

Bem-aventurado aquele que recebeu a salvação (Romanos 4:7-8; Apocalipse 19:9; 20:6; 22:14).

Bem-aventurado aquele que experimenta perseguição por causa de Jesus (Tiago 1:12; 1 Pedro 3:14; 4:14).

E podemos resumir a mensagem das Bem-Aventuranças em Mateus 5 e Lucas 6 observando que você está em uma posição invejável se seu coração estiver determinado a buscar o reino de Deus, mesmo que sua vida seja difícil.

Qual é o segredo da felicidade? Concentre-se nestes pontos finais:

Primeiro, Deus é supremamente feliz. Ele é descrito como “o Deus makarios” em 1 Timóteo 1:11 e 6:15. Ele é a Pessoa perfeita no lugar perfeito, com todo o universo sob Seu comando. Ele tem tudo!

Segundo, nossa felicidade reside na “esperança makarios”, a esperança que traz felicidade quando consideramos as promessas de Cristo e Seu retorno iminente.

Como filho de Deus, você tem um lugar de segurança e riqueza inacreditáveis agora mesmo. Ele promete estar presente com você hoje. Ele promete que você viverá com Ele por toda a eternidade. Conte com esses fatos e você terá todos os motivos para desfrutar de uma felicidade profunda, mesmo quando as coisas estiverem difíceis. Você está em um lugar que qualquer pessoa sensata invejaria!

Afinal, Apocalipse 19:9 serve como seu convite para a ceia das bodas do Cordeiro. Bem-aventurados todos os que são convidados para a grande festa que dá início à nossa eternidade de alegria e amor sem fim!

QUER MAIS?

It seems we can't find what you're looking for.