30dias - 300x144

O CONHECIMENTO TRANSFORMADOR

EFÉSIOS 1:16-17 | não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,

Não é todo tipo de conhecimento que nos transforma. Existem dois tipos de conhecimento, o natural e o sobrenatural. O conhecimento NATURAL é o conhecimento adquirido com base no intelecto, na razão, naquilo que os 5 sentidos nos ensinam. É o conhecimento que adquirimos na escola e com as experiências da vida. É o conhecimento para o qual  fomos treinados desde pequenos a ter e por ele viver! É o conhecimento que praticamente assumiu a vida do homem por completo! É o conhecimento adquirido de fora (ser humano) para dentro do intelecto!

Muitos conhecem a Palavra de Deus desta maneira e não conseguem entender como a Palavra de Deus pode ser tão poderosa mas ao mesmo tempo tão ineficaz. Estas pessoas não entendem, ainda, que a Palavra de Deus não pode ser apenas um conhecimento mental. Ela foi projetada para que fosse compreendida no coração, e não na cabeça. A Palavra que fica somente na cabeça não tem poder algum contra o inferno em nosso dia a dia.

Já o conhecimento sobrenatural (também chamado de conhecimento revelado) é o conhecimento de Deus adquirido por revelação do Espírito Santo. Este tipo de conhecimento não vem de maneira natural, é o Espírito Santo quem revela! É o conhecimento que vem de dentro do nosso espírito para a nossa mente e é totalmente dependente do Espírito (do nosso relacionamento com o Espírito Santo). É por isso que adquirir entendimento espiritual da Verdade não é um produto do intelecto e sim um produto da ação do Espírito Santo nos revelando! 

Como já dissemos, não é todo conhecimento que edifica e fortifica. A doutrina que os apóstolos pregavam não era apenas um estudo bíblico qualquer, porque a letra pode muito bem matar. A doutrina, a instrução, o ensino dos apóstolo, era algo do Espírito e não somente acadêmica. Eles ensinavam não da cabeça, mas do Espírito, por revelação. Nossa cabeça deve estar sujeita ao nosso espírito porque, sendo assim, nosso ensino sempre será relevante, cristocêntrico e prático. E este tipo de palavra revelada sempre será uma palavra que gera vida (Mateus 4:4). E a palavra revelada, a doutrina que gera vida, forma suas crenças, que determinam suas práticas (ações), criando hábitos e moldando o seu destino. 

→ Neste dia, lembre-se que Deus tem um destino para cada um de nós. Um destino de vida, um futuro certo de paz e não de mal, para que possamos prosperar e sermos bem-sucedidos em tudo o que fizermos, sendo guiados pelo Espírito. E o conhecimento revelado tem um papel muito importante na concretização deste destino divino.