30dias - 300x144

A VERDADE LIBERTADORA

JOÃO 8:32 | e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Este verso é bem conhecido de muitos, e é um daqueles que, a meu ver, ainda é muito mal interpretado. O que Jesus realmente está dizendo aqui quando  diz que a Verdade nos libertará? Para que possamos entender este verso de maneira plena, precisamos conhecer o verso anterior no seu contexto.

JOÃO 8:31 | Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; 

A “Verdade”  que Jesus estava falando são os ensinos que ele trazia. Os apóstolos do primeiro século pegavam os ensinamentos de Jesus e os transmitiam para a igreja primitiva. Este era o mesmo ensino ao qual Paulo se referia em Efésios 4:20-22, quando disse, “Mas vós não aprendestes assim a Cristo. Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano”.

Esta é a Verdade de que Jesus estava falando. E para reforçar este fato, vamos dar uma olhada no que se segue à afirmação de Jesus, “e conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Ele disse, “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (verso 34).

Do que a Verdade nos libertará? Da escravidão do pecado! Este é o ponto que Jesus está querendo nos mostrar. E então, para iluminar Sua declaração de que a Verdade que Ele ensina nos libertaria da escravidão do pecado, Ele proclama no verso 36, “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

Será que a Bíblia consegue ser mais enfática do que isto? Em Cristo, você não é mais escravo do pecado! A tirania do pecado e seus efeitos devastadores sobre a sua vida está quebrada e foram todas elas colocadas em Cristo.

Quando você abraça esta Verdade pela fé, o Espírito Santo aviva a Sua Palavra para que ela seja realidade em sua vida, como diz João 8:31-32 na paráfrase A Mensagem, “Então, Jesus dirigiu a palavra aos judeus que diziam crer nele: ‘Se vocês permanecerem comigo, vivendo o que eu ensino, sem dúvida são meus discípulos. Então, irão experimentar a verdade, e a verdade vai libertá-los’.”

→ Neste dia, separe um tempo para meditar e declarar sobre sua própria vida a Verdade libertadora de Cristo Jesus.